A Orquestra Sinfônica Jovem de Lins agora conta com mais de uma centena de jovens, que dedicam seu tempo e talento à música em vários núcleos, sendo: Aulas na Sede da OSJL, aulas no Núcleo Educativo Garotos do Bairro, no Jardim Linense, na escola EMEF. “Dom Walter Bini” no Jardim Bandeirantes e na escola E.E PE. Octacílio de Oliveira, na Vila Santa Terezinha. Sempre com carinho e dedicação dos professores. Existem muitas crianças e jovens talentosos que apenas precisam de uma oportunidade para desenvolver todo o seu potencial. Em 2024 vamos intensificar o foco na educação de jovens aprendizes, inclusive com alunos portadores necessidades especiais. Temos consciência de que a aplicação do dinheiro público precisa ser empregada naquilo que é de melhor para a sociedade.
A Musicalização Infantil é a porta de entrada para as crianças interessadas em aprender música. O programa destina-se a crianças de 4 a 6 anos. A proposta é inserir o conhecimento por meio da vivência e da prática, e posteriormente, a introdução teórica dos conceitos musicais. As aulas são realizadas com atividades lúdicas, utilizando-se instrumentos pedagógicos, brinquedos pedagógicos, tecidos e músicas, nas quais são apresentados aos alunos um mundo mágico, musical, inédito e repleto de possibilidades.
O objetivo é desenvolver a musicalidade, sensibilidade, psicomotricidade, percepção auditiva, espacial e temporal, sociabilidade, criatividade, raciocínio e expressão corporal.
Nas aulas de Canto Coral, os alunos irão aprender: técnica vocal, postura, respiração, expressão cênica, percepção e teoria musical. As turmas estão divididas em Coral Infantojuvenil, Intermediário e Avançado.
Os alunos têm aulas coletivas de instrumentos, separados por naipes (cordas, sopros e percussão) e, posteriormente, aulas individuais de aperfeiçoamento, de acordo com o seu desenvolvimento, para serem inseridos na Camerata Jovem e, gradativamente, na Orquestra principal.